O Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) iniciou na quarta-feira, 07 de outubro, uma série de debates com os candidatos a vereador de Teresina. O embate de ideias ocorreu na TV Jornal, afiliada da TV Cultura, com mediação da jornalista Eli Lopes, sendo que a cada semana será convidado um grupo de pleiteantes à Câmara Municipal, de modo que até o final da eleição serão contemplados representantes de todos os partidos com representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional, como determina a legislação eleitoral.
No primeiro debate participaram quatro candidatos: Calebe Veras (PSC); Tatiana Melo (PP); Josuila Brito (DEM) e Marilene Aguiar (PROS). O confronto de ideias teve três blocos.
No debate, Marilene Aguiar defendeu ações na área de assistência social e a promoção de incentivos culturais. "É preciso mais sensibilidade nesta área, vou lutar por políticas públicas para amenizar a dor, as mazelas. Preciso trabalhar muito nas leis de incentivo à cultura, onde daremos oportunidadades para as pessoas que tem um sonho", afirmou.
Tatiana Melo, candidata pelo Progressistas, defendeu projetos para alavancar a economia local, pautando ainda a luta pelo parto humanizado. "Nós enfrentamos toda a situaçao do desemprego e precisamos nos reinventar, um dos nossos projetos é o Balcão de negócios volátil, fazer com que as pessoas entendem que hoje temos um mercado inovador e tecnológico", afirmou.
A candidata Josuila Brito focou na questão da saúde da mulher, pautando propostas para ampliar o acesso aos serviços de saúde. "Nossa sociedade precisa de uma intervenção já, atraves da fiscalização de recursos, vemos mulheres que passam muito tempo para conseguir uma consulta e precisamos otimizar, fiscalizando onde falta, a mulher também precisa estar em sintonia buscando os seus direitos", frisou.
Disputando uma vaga na Câmara Municipal pelo PSC, Caleb Veras pautou a construção de um Hospital da Mulher. "Tenho projetos na área de saúde para as mulheres, temos projetos de prevenção, no combate ao câancer de mama, acreito que Teresina precisa implementar um Hospital da Mulher, onde ela precisa ter livre acesso, para que você não chegue na velhice com doenças que podem levar sua vida", sinalizou.
VEJA O DEBATE NA ÍNTEGRA