Mauro Tramonte, apresentador de TV e deputado estadual pelo Republicanos, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte com 27%, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 20 e 21 de agosto com 910 eleitores da capital mineira. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-05345/2024.
Apoios
Tramonte, que ficou conhecido como apresentador do programa Balanço Geral na Record, conseguiu reunir em torno de sua candidatura apoios antes considerados improváveis, como o do governador Romeu Zema (Novo) e do ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos).
Empate
A pesquisa revela ainda um empate técnico na segunda colocação entre cinco candidatos. Carlos Viana, senador licenciado pelo Podemos, aparece com 12%, seguido por Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e o atual prefeito Fuad Noman (PSD), todos com 10%. Rogério Correia (PT), deputado federal apoiado pelo presidente Lula, registra 7%, também empatado tecnicamente com os demais na segunda posição.
Outros candidatos
Outros nomes aparecem pontuam de forma menos expressiva: Gabriel Azevedo (MDB), presidente da Câmara Municipal, aparece com 3%, enquanto Wanderson Rocha (PSTU) registra 1%. Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) foram mencionadas, mas não atingiram 1% das intenções de voto. A pesquisa também mostrou que 10% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 9% ainda estão indecisos.
Sem votos
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores não recebem uma lista de candidatos, Tramonte também lidera com 8% das menções, seguido por Engler (5%), Salabert (4%), Correia (4%) e Noman (4%). Carlos Viana e Gabriel Azevedo foram citados por 1% cada. A maioria dos eleitores (64%) não soube responder nessa modalidade de pesquisa.
Popularidade
Tramonte é o candidato mais conhecido entre os eleitores, com 90% de reconhecimento, sendo 35% que o conhecem muito bem, 28% um pouco, e 26% apenas de ouvir falar. Carlos Viana é conhecido por 85% dos entrevistados, enquanto Fuad Noman, que era desconhecido por quase metade dos eleitores em julho, agora é conhecido por 59%.
Avaliação
A administração de Fuad Noman é avaliada como boa ou ótima por 28% dos eleitores, uma variação de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. A avaliação negativa permaneceu estável em 21%, e a regular oscilou de 45% para 46%. Além disso, 64% dos entrevistados afirmaram que o prefeito fez menos do que esperavam, enquanto 19% disseram que sua atuação está em linha com as expectativas e 9% consideram que ele fez mais do que o esperado.
Ficha
A pesquisa foi realizada presencialmente e ouviu 910 pessoas de 16 ou mais anos na capital mineira e foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo MG-05345/2024, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.