Em meio a críticas de Lula, Banco Central deve manter hoje a Taxa Selic em 10,5%

Lula afirmou nesta terça-feira (18) que só existe 'uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central'.

Avalie a matéria:
Em meio a críticas de Lula, BC deve manter hoje a Taxa Selic em 10,5% | Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta quarta-feira (19) e, segundo a projeção de analistas do mercado financeiro, deve interromper o ciclo de corte da taxa básica de juros que vem ocorrendo desde agosto do ano passado.

Caso a manutenção da taxa Selic seja confirmada, ela permanecerá em 10,50% ao ano, o menor nível desde fevereiro de 2022, ou seja, em pouco mais de dois anos. Neste patamar, a taxa brasileira é considerada alta em comparação internacional.

A decisão do Copom, composto pela diretoria e pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, será tomada em um contexto de intensas críticas por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recentemente aumentou a pressão contra o alto nível da taxa de juros.

"Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está", declarou Lula nesta terça-feira (18).

Lula afirmou que o Brasil não pode continuar com juros "proibitivos", que desestimulam investimentos produtivos, impedem o crescimento econômico e dificultam a criação de empregos. Na semana passada, o Banco Central anunciou que o lucro líquido dos bancos atingiu R$ 144,2 bilhões em 2023, estabelecendo um novo recorde histórico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES