As principais lideranças do MDB no Piauí se reuniram na manhã desta segunda-feira (03) para discutir as estratégias para as eleições de 2022. Com a antecipação do diálogo, o que culminou inclusive no lançamento da pré-candidatura de Ciro Nogueira (Progressistas) ao Governo do Estado, a legenda busca se articular principalmente no que diz respeito a chapa para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, tendo em vista o fim das coligações proporcionais.
"Vamos discutir sobre as várias comissões provisórias municipais que estão represadas há muito tempo porque a executiva estadual não se reúne, essa é a finalidade principal", disse o senador Marcelo Castro, presidente estadual da legenda.
Os mdbistas buscam o auxílio do governador Wellington Dias na formação da chapa, de modo que o partido mantenha a representatividade, ou até mesmo, a amplie. "Essa preocupação é natural porque todos os deputados que estão aqui, ao longo de toda a sua história, disputaram eleições em coligações proporcionais e as coligações deixaram de existir já para a eleição de vereador no ano passado, e agora vão deixar de existir para deputados estaduais e federais no ano que vem, então, você tinha uma regra que você disputava sob aquela regra e agora você tem outra regra completamente diferente da anterior, isso traz uma intranquilidade, uma ansiedade, uma apreensão que é absolutamente normal e, evidentemente, que todos estão preocupados e nós temos que trabalhar a melhor maneira do MDB disputar essa eleição para fazer o maior número de deputados estaduais e federais", comentou.
francyteixeira@meionorte.com