O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, mencionou obstáculos nas negociações com o Egito para a evacuação de brasileiros atualmente na Faixa de Gaza. Desde o fim de semana, a região vem sendo alvo de ataques aéreos por parte de Israel, em resposta a investidas do grupo terrorista Hamas em território israelense.
Conforme o embaixador, 28 brasileiros em Gaza solicitaram assistência para retornar ao Brasil. Esse número era de 30 na terça-feira, mas dois desistiram. Do total de 28, 15 são crianças.
O plano do governo é conduzir os brasileiros para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito, com o percurso seguindo até a capital, Cairo, onde um avião estará aguardando os passageiros.
No entanto, segundo Candeas, o Egito está impondo dificuldades. Aquele país receia que os brasileiros acabem se tornando refugiados em seu território.
"Provavelmente, essa é a dificuldade que eles [Egito] estão oferecendo, apresentando, para não responder ao nosso pedido de passagem", afirmou o embaixador.
"Só que uma coisa é passagem. Os nossos brasileiros não vão se transformar em imigrantes, nem refugiados. Nós vamos passar com eles pela fronteira, levar um avião. O avião vai resgatá-los e vai tirar do Egito. Então, não. Essa preocupação deles [Egito] não procede", continuou.