A criação do Centro de Referência Especializado para atendimento a crianças, adolescentes e jovens que perderam pai, mãe ou até mesmo os dois para a Covid-19 foi Projeto de Lei apresentado nesta terça-feira pelo vereador Enzo Samuel (PDT), em sessão na Câmara Municipal de Teresina.
"Vivemos um momento de enfrentamento à pandemia e no Piauí estamos nos aproximando de 400 mil mortes", disse o vereador, declarando que muito se tem falado em questão de vagas em leitos de UTI, enfermarias, insumos e funcionários para atender os pacientes, mas falta um centro de atendimento especializado para atender os órfãos da Covid-19.
"Como essas crianças, jovens e adolescentes serão afetados daqui para frente, que tipo de acompanhamento elas terão", questiona, declarando que a perda de um ente querido, principalmente, pai ou mãe, é muito traumática.
O Centro de Referência Especializado proposto no Projeto de Lei atuará com profissionais capacitados como psicólogos, assistente social, psiquiatra, dentre outros profissionais.
O vereador também declarou que o projeto de criação do Centro de Referência não vai criar despesas para Prefeitura Municipal de Teresina, pois os profissionais que irão fazer atendimento já fazem parte do quadro da Prefeitura.
"Durante meu mandato , enquanto a pandemia estiver devastando o país, vou procurar alternativas para atender pessoas, pois já fui vítima do vírus, fui internado e sei os danos que essa doença pode causar", disse o vereador, declarando prioridade desses órfãos da Covid em programas sociais, como por exemplo, na aquisição da casa própria.