O Evento Anual Educação Já: Renovando o Compromisso, organizado pela ONG Todos pela Educação, reuniu no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo, no início desta semana, cerca de 200 lideranças políticas, a maioria com mais de 50 anos.
O evento reuniu em sua platéia, representantes do PDT, Rede, PSB, NOVO, PSDB, Avante, PT, MDB, Solidariedade e União Brasil, que pode deixar a terceira via e lançar "chapa pura". Com situação indefinida quanto as eleições, o ex-juiz Sérgio Moro não foi convidado.
O evento reuniu numa mesma mesa, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice-presidente de Lula, Marina Silva, Pérsio Arida (um dos criadores do Plano Real), Aloizio Mercadante e Wellington Dias, ex-governador do Piauí e pré-candidato ao Senado pelo Piauí.
Em sua fala no evento, Wellington Dias, considerado um dos protagonistas na pandemia por sua atuação firme, destacou as lideranças de estados e municípios, que atuaram na solução de crises durante a pandemia para viabilidade da vacina.
O ex-governador Wellington Dias, que participou de um painel, respondeu a todas as perguntas e disse que trata-se de um jogo de paciência e sobre um apoio da terceira via num eventual segundo turno, disse ser necessário esperar até julho.
Wellington destaca atuação dos estados
No evento, Wellington Dias destacou a ampliação da Educação Superior em todo o Piauí. Ele participou do primeiro painel do dia, cujo tema “O papel do Fórum de Governadores e do Congresso Nacional na Educação durante o período 2019-2022” foi discutido com os deputados federais Idilvan Alencar (PDT), Israel Batista (PSB) e a professora Rosa Neide (PT). O ex-governador destacou o trabalho do Fórum dos Governadores para manter a educação funcionando durante a pandemia, além da articulação para a vacinação.
Organizado pela ONG Todos pela Educação, Wellington disse que na pandemia houve uma descentralização no Brasil, porque faltou um Governo Federal forte, que pudesse dar diretrizes para a educação lidar com esse momento tão difícil. "Nesse contexto, o Fórum dos Governadores entrou como um grande aliado da educação, no qual discutimos políticas públicas para aplicar nos estados de uma forma integrada. Assim, o Fórum dos Governadores se destacou, tanto na vacina quanto na educação”, disse.