Pré-candidato a Governo do Estado, o ex-prefeito Sílvio Mendes falou da história que começou a ser construída em agosto de 2021. "São pouco mais de 5 meses e tudo que foi conversado e tratado está sendo cumprido tudo a seu tempo, sem tumulto e com a devida coerência", disse Sílvio Mendes, afirmando que há a certeza de uma missão que será cumprida conforme a vontade de Deus e dos piauienses.
Com relação a filiação, Sílvio Mendes lembou que anos atrás, em conversa com Firmino Filho, gestores e representantes políticos e a proposta de Firmino é que parte do grupo fosse para o PP. "Ele já pensando e montando uma possível candidatura ao Governo do Estado e nós fomos. Pouco tempo depois, com a candidatura de Luciano Nunes, voltei para o PSDB por discordar ainda em 2010 da forma de cuidar do estado", diz, lembrando que já foi do PP.
Sílvio Mendes diz que não há nenhuma ansiedade com relação à decisão e comentou que desde que começou a viajar pelo Piauí, percebeu que o estado tem algumas característica. "Acho que ele está pior do ponto de vista de proteção social, sobretudo no que diz respeito à saúde. Piorou a assistência e o acesso", diz.
Pela experiência obtida na gestão em Teresina durante 12 anos, nota a necessidade de uma intervenção firme dando condições aos trabalhadores de saúde no Estado às condições que Teresina tem. "Nós fizemos isso em Teresina, nós fizemos o HUT, o maior hospital de urgência do Estado quando o Governo fechou o Pronto Socorro do HGV, fizemos três maternidades e nunca uma mulher grávida vai ter o seu filho no corredor e a maternidade do estado está há 9 anos atrasada, com dinheiro de emendas", diz, enfatizando que a questão não é só recurso.
O pré-candidato cita ainda o programa Saúde da Família com 262 equipes montadas, laboratório com capacidade de 10 mil exames por dia. "Esse plano de governo foi feito por mais de 60 pessoas, professores, gestores e está muito fundamentado que nós seremos capazes de mudar", diz, enfatizando que o diagnóstico está pronto.
"Torço por Teresina"
Sobre a relação com o prefeito Dr. Pessoa, Sílvio Mendes espera que a atual gestão cumpra o que prometeu. "Torço por Teresina, cidade que me deu a honra de governá-la, saí com aprovação de 92%, sem empréstimo, sem dívida, com mais de R$ 100 milhões para investir. Isso é uma honra para qualquer cidadão. As coisas para mim são muito resolvidas", diz.
Aos 72 anos, Sílvio Mendes diz não ter tempo a perder e tem uma missão, que é tentar mudar o futuro dos piauienses. "Nós temos experiência, idade, sei pedir desculpas, não sou centralizador. Fui prefeito com uma equipe que deu resultados. Tenho encontrado prefeitos extraordinários e caso obtenhamos êxito nessa empreitada, vou buscar todas as pessoas experientes que queiram o bem do Piauí", diz.