Exclusivo Facadas, múltiplos disparos: Relembre os políticos assassinados no Piauí - RAIMUNDO MARQUES

Os casos evidenciam que a violência política acontece há muitas décadas; ceifando a vida de gestores e ex-gestores. - RAIMUNDO MARQUES

Slide 5 de 6

RAIMUNDO MARQUES

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No final da tarde de 8 de agosto de 1997, o então prefeito de Luzilândia, Raimundo Marques, foi assassinado. Nascido em uma família humilde na localidade de Mocambinho, hoje chamada Joca Marques em homenagem a seu irmão, Raimundo teve uma carreira política de sucesso, elegendo todos os seus sucessores.

Antes de sua carreira política, Raimundo apoiou seu irmão Joca Marques, que se elegeu prefeito de Luzilândia enquanto exercia seu quarto mandato de vereador. Raimundo, por sua vez, foi eleito prefeito três vezes, alternando mandatos com seu sobrinho Ismar Aguiar Marques e Francisco Marques, consolidando seu domínio político no município.

Raimundo Marques, casado com Dona Valmércia Pires de Moura Marques, deixou dois filhos, Ramon Pires de Moura Marques e Raimundo Nonato Marques Filho. Raimundo foi lavrador, músico e comerciante antes de ingressar na política, tocando cavaquinho em um conjunto com seu pai.

O crime ocorreu em um posto rural de sua propriedade, onde um pistoleiro o baleou pelas costas. Após investigações, a polícia apontou um adversário político como mandante do crime, mas ele foi absolvido anos depois pelo Tribunal Popular do Júri. Raimundo Marques foi assassinado aos 70 anos de idade.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES