Não é verdade que o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma doação no valor de R$ 25 milhões ao grupo terrorista palestino Hamas, no ano de 2010, durante o seu segundo mandato como presidente da República.
O montante foi autorizado pela Lei nº 12.292 sancionada em 20 de julho de 2010, essa lei prevê a doação de recursos à Autoridade Nacional Palestina, comandada pelo partido Fatah (oposição ao Hamas), e foram destinados para a reconstrução da Faixa de Gaza após mais um dos vários conflitos entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico.
A fake news já tinha sido desmentida antes por algumas agências de checagem, e voltou a circular novamente após os atentados terroristas do Hamas contra Israel, no último dia 7 de outubro. Em nota, o governo federal também negou o financiamento ao Hamas.
Vale ressaltar que na época da doação, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu à comunidade internacional recursos para ajuda humanitária às vítimas. Na época instituição estimou US$ 613 milhões seriam necessários para atender às demandas como a compra de alimentos, água, abrigos, fornecimento de cuidados médicos e educação.