O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, virá a Teresina nesta sexta-feira, 5. Ele estará acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Na cidade, ele vai participar do Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam), que ocorre no período de 2 a 6 de maio, no Hotel Blue Tree Towers Rio, e vai reunir cerca de 60 guardas com atuação em Teresina e em mais de 18 estados do Brasil. Essa será a primeira vez que Dino vem ao Piauí desde que se tornou ministro da Justiça.
Além de participar do Enneguam, Flávio Dino e Wellington Dias irão participar do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), com entrega entrega de equipamentos e serviços para o fortalecimento de Segurança Pública no Piauí.
No Enneguam, o ministro Flávio Dino e o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Tadeu Alencar, serão palestrantes e a palestra magna vai abordar o tema "Os desafios da gestão na Segurança Pública Básica”.
O evento é promovido pela Comissão Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Conneguam). A programação conta ainda com palestras de profissionais de Segurança Pública, pesquisadores da área de segurança, além de mesas redondas, debates e oficinas. Inspetores e comandantes da GCM em outras cidades também são presença confirmada, bem como o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.
Segundo André Viana, comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, esta é a primeira vez que o Enneguam é realizado no Piauí e a expectativa é de ser o maior evento dos últimos anos.
"Vamos estar recebendo a maior edição de todas que já aconteceram. Será um recorde de participantes, com 18 estados e para coroar a grandiosidade do evento, vamos estar recebendo, na sexta à tarde, o ministro Flávio Dino, que irá palestrar a temática que está sendo trabalhada dentro do Ministério da Justiça, que é a Segurança Pública Básica. É uma honra para Teresina e para os guardas minicipais ter esse evento junto ao ministro da Justiça e Segurança Pública", afirma André Viana.
Pronasci 2
O Pronasci 2 já foi lançado no Maranhão com a entrega de 16 viaturas - sendo dez do Pronasci, quatro da Senasp e duas da Senappen, além de quatro veículos 4 x 4, nove drones, 103 pistolas e 28.060 munições, entre outros equipamentos e materiais.
“Temos, na lei, o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que estamos implantando agora, que é exatamente a operação integrada das forças federais, estaduais e municipais de segurança. Isso envolve a alocação de recursos aos estados e municípios. Algo que já começamos e queremos que os municípios do Maranhão participem, e, ainda, as doações de equipamentos”, explicou o ministro Flávio Dino.