O governador Rafael Fonteles recebeu, na manhã deste sábado (04), no Palácio de Karnak, a secretária de Defesa Civil do Piauí, Norma Nogueira. Na oportunidade, o governador afirmou o compromisso de instaurar um protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Planejamento (SEPLAN), Washington Bonfim.
Rafael ressaltou a importância da Defesa Civil no amparo e prevenção em situações de catástrofes e situações emergenciais. “A Defesa Civil tem um papel fundamental para nossa sociedade, amparando a população que é atingida por catástrofes e desastres naturais. A primeira missão que dei à Norma foi a criação de um verdadeiro protocolo integrado com os municípios, com os outros órgãos dos governos estadual e federal, com as instituições para fazer essa prevenção e dar essa resposta rápida para eventuais desastres e tragédias que aconteçam”, explicou Fonteles.
Outro ponto destacado por Rafael é a necessidade de zerar o uso permanente de carros pipa, sendo utilizado apenas em momentos de emergência com as secas sazonais. “Vamos ampliar em, pelo menos, 80% a cobertura de água e saneamento, em parceria com os municípios de forma consorciada e transparente. Com isso, poderemos praticamente zerar o uso permanente de carros-pipa, utilizando somente em casos de emergência”, destacou.
A secretária Norma Nogueira afirmou estar a postos para cumprir todas as metas estabelecidas no plano de governo de Rafael Fonteles. “Estou preparada e reafirmo o compromisso, juntamente com a equipe da Defesa Civil do Piauí, para cumprir as metas definidas pelo Governo do Estado”, declarou.
Durante este sábado o governador Rafael Fonteles também realizou reuniões de monitoramento com o presidente da AGESPISA, José Santana; com o diretor da ADH, Leonardo Nogueira; e se reunirá ainda com o coordenador geral da COJUV, Everton Calisto.