A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) está internada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília desde a quarta-feira (5). Ela recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (7). Erundina, ex-prefeita de São Paulo, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã desta sexta-feira.
Em uma postagem nas redes sociais, Lula expressou "solidariedade e carinho" à deputada e desejou uma boa recuperação. Na quarta-feira, Erundina passou mal enquanto lia um relatório na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o que levou à sua hospitalização.
O presidente também criticou a oposição na Câmara pela confusão que ocorreu após Erundina ser levada ao hospital de cadeira de rodas. O tumulto envolveu o deputado Éder Mauro (PL-PA), que empurrou um militante de esquerda no colegiado de Direitos Humanos após o ativista provocar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
fIQUE POR DENTRO
Alianças do PSB não têm coerência, afirma Luiza Erundina
Luiza Erundina desiste da candidatura a vice de Fernando Haddad
É um avanço ter Dilma e Marina na disputa à presidência, diz Erundina
sobre estado de saúde
Lula ressaltou a importância do respeito à democracia e de um ambiente político civilizado para combater discursos e práticas de ódio. Erundina, que foi prefeita de São Paulo entre 1989 e 1992, deixou a UTI na manhã desta sexta-feira e foi transferida para um quarto do hospital. Aos 89 anos, ela é a deputada federal mais velha da atual legislatura e chegou ao hospital com falta de ar.
Após Erundina ser retirada da sessão, houve uma discussão entre a deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e uma apoiadora de Jair Bolsonaro, que não foi identificada. Érika e outros parlamentares do PSOL acusam a mulher de filmar Erundina sendo levada em uma cadeira de rodas, em meio a provocações.
Imagens da TV Câmara mostram a mulher segurando um celular e apontando para o local por onde Erundina era retirada. Em um vídeo do momento da discussão, a mulher nega ter filmado a parlamentar. O incidente causou um alvoroço e gerou diversas críticas.
Erundina, uma figura respeitada na política brasileira, recebeu apoio de várias figuras públicas e colegas de partido. Sua hospitalização gerou uma onda de solidariedade e preocupação com sua saúde, destacando sua importância no cenário político.
O caso também chamou a atenção para o clima tenso e polarizado na política brasileira atual. A visita de Lula e a discussão subsequente sublinham a necessidade de um debate mais respeitoso e civilizado entre os diferentes grupos políticos no Brasil.