O novo secretário estadual de Cultura, que vai presidir a Fundac, Francis Lopes, disse que sabe das dificuldades financeiras da pasta, mas vai reconstruir o setor no Estado.
"É com o imenso orgulho que aceito o desafio de lutar pelo avanço da Cultura do meu Estado, sei que não será fácil, pois estamos recebendo a Fundac com muitas dificuldades, inclusive no concernente ao orçamento, pois nosso Estado, como já foi notoriamente divulgado, ultrapassou o limite do seu orçamento", diz o cantor.
"Mas aceitar o desafio de reconstruir a Cultura do meu estado me dá fôlego para trabalhar no intuito de fomentar as diversas formas de expressões culturais, promovendo o desenvolvimento da cultura regional do Piauí", afirma.
Ele quer melhorar o calendário anual da Fundac, com o Programa Mais Cultura, que através de projetos trará recursos para intensificar os festivais de cultura de vários municípios.
Ele cita a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior; atividades durante a Semana Santa de Teresina e de outros municípios do interior do Piauí; os Folguedos; festivais culturais em diversos municípios, como Pedro II com o Festival de Inverno, Oeiras, Bom Jesus e São João; além de promover programações natalinas e atrações culturais em Luís Correia e outros.
"Por um outro lado, ainda estou me inteirando da real situação da Fundac, para começarmos a agir, mas, nosso primeiro passo, será articular minha equipe de projetos para trazermos recursos do programa Mais Cultura , que representa o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto", afirmou.
Na perspectiva de cooperação, articulação e integração, "procurarei estabelecer parceria com ministérios, bancos públicos, organismos internacionais e instituições da sociedade civil, além de assinar acordos com governos estaduais e municipais para a implementação das ações da Secretaria de Cultura do Estado".
Francis Lopes assumirá a Fundac com o objetivo de implementar compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado pelo governador Wellington Dias, como a expansão de estruturas adequadas para atividades culturais em municípios piauienses e também do Programa Pontos de Cultura, do Governo Federal, democratizando o apoio financeiro e técnico aos grupos culturais.
Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook