O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), recebeu nesta terça-feira, 17, a visita de cortesia do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos).
O líder do Legislativo disse ao prefeito que apesar da Alepi trabalhar com atuação na esfera estadual, a Casa está disposta a ajudar Teresina.
Sobre a relação política, ele disse que o PT ajudou o prefeito Dr. Pessoa no segundo do turno e por isso uma parte do diretório municipal e os vereadores tem parceria administrativa com gestão teresinense.
"Sempre foi historicamente discutido o PT apresentar candidatura própria para Teresina. Se em 2024 isso vai acontecer vai depender muito de diálogo entre prefeito e vereadores e prefeito e diretório municipal do PT", disse.
O deputado disse que trata de uma eleição depois de encerrar o pleito anterior e hoje seu foco é a disputa da presidência da Alepi, uma eleição difícil com desafios grandes na gestão da Assembleia, com foco na modernização e aproximação da Casa com a população.
"Meu foco hoje é a Assembleia. Não estou discutindo ou antecipando uma eleição", disse.
Questionado se o seu nome for escolhido por unanimidade pelo PT para disputar a prefeitura, como ele procederia, o parlamentar disse que deseja que o PT ajude na eleição da Alepi. "Quero que o PT seja unânime em me eleger aqui na Alepi no dia 1 de fevereiro. O momento agora é de olhar o Poder Legislativo com a missão de organizar. Tratar da eleição de 2024 é até prejudicial tanto para o prefeito Dr. Pessoa quanto a mim, que tenho a missão de conduzir o Poder Legislativo ", disse, afirmando que está dialogando para fechar a chapa da eleição da diretora da Alepi.
Sobre as informações de que houve mudança no acordo em que PT ficaria no primeiro biênio e o MDB no segundo biênio. Ele disse que isso é fake news mal elaborada.
O prefeito Dr. Pessoa declarou que esse encontro é democrático, republicano e institucional. "Não viemos tratar de assunto específico nem do presente, nem do futuro e muito menos do passado. Foi uma conversa de amigos, já fomos companheiros de parlamento", disse.
O prefeito disse que o apoio do PT é importante, assim como todos os partidos. "Aqueles que têm olhar democrático são todos importantes ", declarou e relembrou o apoio que recebeu do PT no segundo turno e informou que sempre esteve próximo do PT em praticamente todas as ações. "A relação com o Partido dos Trabalhadores é forte e não é porque o PT esteja nos governos estadual e federal e da Casa Legislativa, que é o poder mais forte da República ", disse.