![Encontro de Enzo Samuel e Franzé Silva | Divulgação](/uploads/imagens/2023/2/6/webp/franze-silva-sugere-decreto-de-calamidade-publica-no-transporte-de-teresina-6c589336-12a2-494b-903b-fa063c843a77.jpg.webp)
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), se reuniu, nesta segunda-feira (6), com o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), para discutir soluções para problemas da capital, entre os quais a crise do transporte coletivo.
À imprensa, Franzé Silva tornou a chamar atenção para a gravidade e duração do problema, que se arrasta há anos sem perspectiva de solução da parte da gestão municipal. O presidente afirma que "Teresina, desde o início desta atual gestão, está vivendo um colapso no setor de transporte coletivo".
![Vereador Enzo Samuel e o deputado Franzé Silva (Divulgação)](/uploads/imagens/2023/2/6/franze-silva-sugere-decreto-de-calamidade-publica-no-transporte-de-teresina-c01a8a70-f64d-43ff-b936-f82ca347bfce.jpg)
"Se eu fosse prefeito de Teresina, já teria decretado calamidade pública no sistema de transporte coletivo, que, há anos, se arrasta em uma situação catastrófica. Quem perde é nosso povo mais pobre, os trabalhadores, as empresas que sofrem com as dificuldades enfrentadas pelos seus colaboradores", assinala Franzé.
Motoristas por aplicativos
Os presidentes da Alepi e Câmara também receberam, na sede do Legislativo Municipal, representantes da categoria de trabalhadores motoristas por aplicativos, que fizeram reivindicações para melhorar a situação de trabalho no setor.
Entre as solicitações, está a da reedição Lei Nº 7.592/2021, de autoria do deputado estadual Franzé Silva, que proibia a apreensão ou retenção de veículos utilizados por pessoas físicas como instrumento de trabalho, especialmente aqueles para entrega por aplicativo, em decorrência de não comprovação de pagamento de impostos e taxas, durante a pandemia da Covid-19.