O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), passou por uma traqueostomia nesta sexta-feira (10) para "melhor cuidado respiratório". Segundo boletim médico, ele está "bem adaptado à ventilação mecânica, com parâmetros clínicos adequados".
Ainda de acordo com o documento, o prefeito também realizou uma nova bateria de exames de reavaliação oncológica, que reafirmaram a remissão completa de um câncer.
Fuad deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da cidade, em 3 de janeiro, para o tratamento de uma pneumonia que causou insuficiência respiratória aguda e necessidade de assistência ventilatória. Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024.
Na última segunda (6), o prefeito tinha demonstrado melhora e sido extubado. No entanto, na quinta (9), ele apresentou dificuldade para respirar e voltou a ser intubado.
A traqueostomia percutânea é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura na parede da traqueia para facilitar a entrada de ar nos pulmões. Ela é realizada em pacientes que precisam de ventilação mecânica.