O Piauí entra numa semana decisiva no que diz respeito ao combate do novo coronavírus, isto porque há uma grande preocupação das autoridades quanto ao fluxo de pessoas de Teresina para o interior do Estado devido à Semana Santa. Nisso, o governador do Piauí Wellington Dias (PT) fez o pedido para que a população permaneça em casa. O líder estadual sintetizou que por Teresina ter mais casos do novo coronavírus há o risco de que a doença se dissemine por mais municípios, caso a tradição da saída da capital para o interior no período se mantenha.
“Quero começar com a orientação sobre a semana santa, normalmente na semana santa temos eventos com grandes aglomerações, quero agradecer aos líderes religiosos que entendendo a situação têm dado uma grande contribuição, nesse ponto o lado desafiador é que neste período tem as procissões, retiros espirituais e o ponto principal é a tradição das pessoas de neste período se deslocar de Teresina para as cidades do interior e neste ano o pedido é para que a gente mude a rotina, então fazendo isso é você levando de Teresina (uma região que sabidamente tem mais casos confirmados), para outras regiões”, disse.
O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) também havia feito pedido similar. A previsão é que o pico da doença no Piauí ocorra no final deste mês e no início de maio, assim, o isolamento social é imprescindível para achatar a curva.
“O objetivo de não permitir que os ônibus intermunicipais, as vans, possam não se deslocar a partir desta terça-feira é para evitar o fluxo. A tendência é de crescimento de agora até a primeira semana de maio, aquela situação de São Paulo vamos chegar daqui a 25 dias/30 dias. Então o objetivo é evitar uma superlotação dos hospitais. Estamos com aproximadamente 200 UTIs e queremos chegar a 400/450 até o final do mês”, complementou.