Abrangendo os esforços para o avanço na qualidade e descentralização do atendimento no Piauí, o governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Saúde, Francisco Costa (PT) assinam na manhã de ontem, a ordem de serviço para reforma e ampliação da UTI do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri.
Com a intervenção, o município da região Sul passará a ter 10 leitos voltados à terapia intensiva, refletindo estritamente na celeridade e melhor tratamento dos pacientes que necessitam de atenção especial.
"Além de adquirir mais recursos para custeio e manutenção do hospital, essa medida é de suma importância, pois vai melhorar o atendimento na região, ampliando a oferta de mais leitos aos serviços", descreveu o secretário.
Os recursos dispostos no processo giram em torno de R$ 152,8 mil, com a previsão para conclusão em 120 dias. A expectativa é que as obras iniciem imediatamente. "Tão logo esteja concluída, faremos a entrega dos equipamentos da UTI, bem como a capacitação de servidores que vão trabalhar neste serviço", detalhou.
As novidades também possibilitarão o desafogamento dos hospitais da capital, reforçando a força do centro de saúde em Piripiri no desenvolvimento do setor nas cidades circundantes.
Além da unidade, outras serão contempladas por avanços, incluindo a autorização da retomada dos trabalhos na maternidade local, concentrando investimentos na ordem de R$ 764,9 mil. Nesse âmbito, os valores são oriundos do Ministério da Saúde e do Tesouro Estadual.
A anuência para o procedimento licitatório voltado a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) também faz parte do pacote de reforços a serem confirmados pelo governador, nisso, o objetivo é contemplar a integralidade das ações voltadas para assistência à mulher e crianças.