Promessa é promessa, não é mesmo? Mas a verdade é que muita gente não cumpre o que promete, principalmente quando se trata de políticos… Não é o caso da recém-eleita governadora da capital do Japão, Yuriko Koike.
Como prometido durante sua campanha, ela vai reduzir o seu salário pela metade. Atualmente, um governador de Tóquio tem direito a um salário de 1,46 milhão de ienes (aproximadamente R$ 46,5 mil), mais um bônus de inverno e de verão. Não é uma quantia pequena, mas Koike irá receber R$ 23 mil.
Koike tomou essa decisão – exemplo para os novos governantes, que ganham altos salários e fazem pouquíssimo pela população – para ajudar a salvar o dinheiro dos contribuintes. O decreto-lei que regula seu salário vai expirar quando seu mandato terminar.
Eleita na semana passada, a nova governadora também anunciou um plano para aumentar o número de creches na capital japonesa. O número de crianças na lista de espera chegou a 8.466 no dia 1º de abril, o mais alto entre as principais cidades do país e 652 a mais do que no mesmo período do ano passado, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
Em breve, teremos eleições municipais aqui no Brasil. Seria muito bom se os nossos governantes se inspirassem na atitude de Koke, porque são de políticos assim que precisamos. Aprende, Brasil!