Pesquisa divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" neste sábado, 17 de junho, revela dados sobre a avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicando que 37% dos entrevistados consideram sua gestão como ótima ou boa, enquanto 27% a classificam como ruim ou péssima. Outros 33% classificam o governo de Lula como regular. A pesquisa, conduzida pelo Datafolha, foi realizada ao longo de três dias, entre segunda-feira (12) e quarta-feira (14), ouvindo 2.010 pessoas em 112 municípios do país. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Vale destacar que o levantamento ocorreu quando o governo Lula completou pouco mais de seis meses de mandato. Comparando os resultados com o levantamento anterior, realizado no primeiro trimestre da gestão, verifica-se uma variação dentro da margem de erro.
Em março, a aprovação de Lula era de 38%, com uma taxa de reprovação de 29%. Outros 30% dos entrevistados no período classificavam o governo como regular. É interessante notar que os números atuais apresentam semelhanças com a avaliação da gestão de Jair Bolsonaro quando ele também tinha completado seis meses de mandato, em 2019.
Em relação ao ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PL-RJ), na época ele possuía uma aprovação de 33%, com uma taxa de reprovação igualmente de 33%. Além disso, 31% dos entrevistados consideravam seu governo como regular. Dentro da margem de erro, os dois líderes apresentam resultados semelhantes.
Conforme o Datafolha, os resultados da avaliação de Lula nos primeiros seis meses deste ano ficam abaixo das avaliações do primeiro semestre das gestões de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1995, e de Dilma Rousseff (PT), em 2011.
A expectativa no núcleo duro da gestão Lula é que haja um avanço na avaliação do presidente com os reflexos positivos das medidas adotadas pelo Governo na economia nacional.