Dando continuidade ao pleito firmado na viagem realizada pelo governador Wellington Dias (PT) aos Estados Unidos no início do semestre, técnicos do Banco Mundial estiveram reunidos com o Chefe do Executivo e secretários na noite da última quinta (17). A reunião contempla a apresentação do cronograma final da proposta, sendo embasada na consecução de empréstimo de R$ 1,2 bilhão; a medida ajudaria o Estado a minimizar problemas nas áreas de maior interesse social, dinamizando ainda investimentos nos diversos campos de atuação.
Com as etapas condizentes a finalização do processo, o Governo têm se esforçado no cumprimento das exigências da instituição, contemplando para uma reunião em torno da decisão do empréstimo entre os dias 15 e 20 de outubro.
Dependendo do encaminhamento do encontro, o contrato começará a tramitar na capital federal, onde percorrerá um rito até ser levado para apreciação do ministro da Fazenda, que dará o aval final. Mediante a importância do sucesso do acordo, Wellington pediu agilidade à missão do banco. “Nesse momento de escassez de investimentos, R$ 1,2 bilhão é um recurso muito importante. Queremos entrar 2016 já com licitações feitas para trabalhar nosso projeto de desenvolvimento”, relatou.
Dentro desse quadro, o governador descreveu os avanços prospectados pela medida, fazendo um breve relato dos investimentos que poderão ser contemplados com os valores demandados, representando uma evolução importante na qualidade de vida dos piauienses. “Na educação, vamos trabalhar a estruturação da rede para reduzir a evasão escolar, ampliar o número de matrículas, garantir estrutura para a área rural, regularização fundiária e, ainda, com esse dinheiro, garantir contrapartidas para outros projetos em saúde e segurança”, descreveu.