Hugo Motta é eleito presidente da Câmara com união de governo e oposição

Jovem deputado de 35 anos, eleito pelo Republicanos na Paraíba, vai substituir Arthur Lira, um dos mais influentes deputados a comandar a casa.

Hugo Motta | Reprodução Hugo Motta | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (1º), com 444 votos, e comandará a Casa pelos próximos dois anos. Aos 35 anos, ele se torna o mais jovem a ocupar o cargo na história da Câmara. A votação contou com 499 deputados, sendo que Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), 22.

Em seu discurso antes da eleição, Motta destacou a importância de uma Câmara independente e harmônica com os demais Poderes. “Juntos, vamos fortalecer institucionalmente a Câmara, manter a sua autonomia e independência em relação aos demais Poderes. É salutar compreendermos que uma boa gestão de país se faz com respeito, pressuposto da harmonia”, afirmou.

Amplo arco de apoio, do PL ao PT

Motta recebeu apoio de 18 partidos, incluindo PL, PT e outras legendas de esquerda, centro e direita, com exceção de PSOL e Novo, que lançaram candidatos próprios. O deputado se comprometeu a distribuir cargos de forma equilibrada e assegurou ao governo Lula que não será um adversário da gestão.

Lula e Alcolumbre parabenizam Motta

O presidente Lula (PT) parabenizou Hugo Motta pela eleição. Em nota, Lula expressou confiança em uma "parceria exitosa" com o novo presidente da Câmara. “Parabenizo o deputado Hugo Motta pela sua eleição. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e justo”, afirmou.

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também felicitou Motta. “Que seja um período de muito diálogo e grandes avanços”, escreveu Alcolumbre nas redes sociais.

Trajetória discreta, mas de forte articulação política

Hugo Motta está em seu quarto mandato como deputado federal e chegou à Câmara em 2011 pelo PMDB. Com perfil discreto, mas conhecido por sua habilidade de articulação nos bastidores, ele atua alinhado ao setor financeiro, ao agronegócio e mantém bom diálogo com a bancada evangélica. Foi líder do Republicanos e de blocos partidários, além de integrar comissões importantes, como a de Finanças e Tributação.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com