Já está disponível no ielcast, podcast do jornalista Ieldyson Vasconcelos, uma entrevista bombástica com o pré-candidato ao Governo do Piauí, Washington Bonfim (Cidadania). Ex-secretário de Planejamento na gestão Firmino Filho, ele traça um panorama completo do cenário político local e nacional, com revelações surpreendentes.
Apresentando-se como uma terceira via no pleito majoritário, ele crava que chegará ao segundo turno e indica que o candidato pelo bloco de oposição do ministro Ciro Nogueira será o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), descartando a deputada federal Iracema Portela (Progressistas).
"Eu vou estar no segundo turno, quero saber quem estará comigo", disse.
Parceiro político de longa data de Firmino, Bonfim ainda comenta os momentos difíceis que o ex-prefeito enfrentou na pandemia, pontuando o impacto que a crise sanitária o causou.
O ex-secretário revela, inclusive, que Firmino passava a madrugada estudando os dados da pandemia e tentatava fazer o que havia de melhor no mundo para enfrentá-la. "Mexeu demais. Eu me emociono. Ele brigava muito, em alguns momentos zangava, mais de uma vez algum amigo dele de infância me ligava e eu dizia 'Firmino, fulano de tal me ligou', aí ele olhava assim, 'fulano de tal te ligou', tipo assim, 'porque não ligou para mim', então ele ficou numa posição de muita exposição que aquilo começou a mexer psicologicamente com ele, hoje você vendo percebe mais, ele tinha essa história do foco, tinha um amigo dele que eu conheço, que passava a madrugada discutindo modelos econométricos com o cara para saber quando ia ser o pico, ele, esse cara e Jeferson Leite, que é professor de matemática. O que havia de bom no mundo, em termos disso, a gente fazia, discutia, ele tinha de cabeça quantos casos tinha".
O episódio completo com Washington Bonfim pode ser acessado nas principais plataformas de áudio, no canal do ielcast e no Meio Norte + no Youtube.