Dois homens foram acusados de maus-tratos e crueldade contra animais após a morte de um bode em um ato de provocação política na cidade de Anahy, no oeste do Paraná. De acordo com o Ministério Público (MP-PR), os denunciados são Valderi Januário de Lima, vereador reeleito pelo PL, e Luciano Theodoro Ribeiro, ex-vereador que renunciou ao cargo no início de 2023.
O episódio aconteceu no dia 7 de outubro, logo após as eleições municipais, e foi registrado em vídeos que circularam nas redes sociais, gerando indignação. Nas imagens, o bode aparece vivo em cima de uma caminhonete, e em outro momento, já sem vida, com o couro estendido no chão. A cabeça do animal também é vista ao lado do couro, enquanto um dos homens utiliza spray para grafitar o número do candidato rival.
O caso está sendo investigado pela Promotoria de Justiça de Corbélia, responsável pela comarca da região. O MP-PR denunciou os envolvidos, e eles podem responder por crimes de maus-tratos a animais, agravados pelo uso da violência como parte de uma disputa política.