Segundo pesquisa da Ipec divulgada na quinta-feira (7), 38% dos entrevistados no Brasil classificam como ótimo ou bom o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aqueles que o consideram regular representam 30%, enquanto os que avaliam como ruim ou péssimo totalizam 30%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi conduzido entre os dias 1º e 5 de dezembro.
À pergunta "Como o(a) sr(a) classifica a administração do Presidente Lula até o momento?", as respostas foram:
- 13% - ótima
- 25% - boa
- 30% - regular
- 9% - ruim
- 21% - péssima
- 2% não sabem/não responderam
Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em 6 de setembro, a avaliação positiva do presidente Lula teve uma variação negativa de dois pontos percentuais, diminuindo de 40% para 38%. Ao mesmo tempo, a reprovação registrou um aumento de cinco pontos, passando de 25% para 30%.
À pergunta "O(A) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o Presidente Lula está governando o Brasil?", as respostas foram:
- 51% aprovam
- 43% desaprovam
- 6% não sabem/não responderam
Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em 6 de setembro, a aprovação da forma como Lula governa apresentou uma queda de cinco pontos percentuais, diminuindo de 56% para 51%. Em contrapartida, a desaprovação da maneira como o presidente governa registrou uma variação negativa de quatro pontos, passando de 39% para 43%.
À pergunta "O(A) sr(a) confia ou não confia no Presidente Lula?", as respostas foram:
- 48% confiam
- 50% não confiam
- 3% não sabem/não responderam
À pergunta "De modo geral, o governo do presidente Lula está sendo melhor, igual ou pior do que o(a) sr(a) esperava?", as respostas foram:
- 32% - melhor
- 30% - igual
- 35% - pior
- 2% - não sabem/não responderam
À pergunta "Pensando na situação econômica do Brasil neste momento, o(a) sr(a) diria que ela está melhor, igual ou pior do que estava seis meses atrás?", as respostas foram:
- 39% - melhor
- 23% - igual
- 36% - pior
- 2% - não sabem/não responderam
À pergunta "Daqui a seis meses, o(a) sr(a) acredita que a situação econômica do Brasil estará melhor, igual ou pior do que hoje?", as respostas foram:
- 45% - melhor
- 19% - igual
- 30% - pior
- 5% não sabem/não responderam
À afirmação "O(A) sr(a) diria que o governo do presidente Lula:", as opções foram:
- 32% - "Está tendo boas ideias para o país e vem conseguindo colocá-las em prática"
- 27% - "Está tendo boas, mas não está conseguindo colocá-las em prática"
- 37% - "Não está tendo boas ideias para o país"
- 4% - não sabem/não responderam