O governo brasileiro negou a informação de que mais de 600 brasileiros teriam sido deportados do Reino Unido nos últimos meses. Neste domingo (1º), o jornal The Observer publicou uma reportagem afirmando que 629 brasileiros – incluindo 109 crianças – foram deportados em três voos entre agosto e setembro, em uma operação de grande escala.
RETORNO VOLUNTÁRIO
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil esclareceu que a ação foi parte de um programa de retorno voluntário do Departamento do Interior britânico e ocorreu em voos de companhias aéreas comerciais.
“O VRS [sigla em inglês para o “Programa de Retorno Voluntário”] oferece passagens aéreas para os migrantes que desejam retornar a seus países de origem, além de auxílio financeiro para se restabelecer em suas cidades natais”, declarou o Itamaraty em nota.
O Ministério destacou que “não se trata de deportação, e sim de decisão voluntária dos participantes de aderir à iniciativa britânica”.
Ao justificar a autorização da operação de repatriação dos brasileiros, o governo afirmou que o processo proposto pelo Reino Unido está de acordo “com os princípios da assistência consular brasileira”.
“O consentimento brasileiro ao programa baseia-se no requisito de que a participação dos nacionais é voluntária e poderá ser revisto, a qualquer tempo, caso esses termos sejam alterados”, conclui o comunicado.
(Com informações da CNN Brasil)