Neste ano, a troca de legenda poderá acontecer de 7 de março a 5 de abril, data final do prazo de filiação exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024. Nesse sentido, diversos vereadores já agilizam o processo de conversas para definir por qual partido devem buscar suas reeleições em Teresina.
Por essa razão, com base em declarações dos próprios parlamentares e dirigentes partidários em Teresina, o MeioNorte.com realizou um levantamento sobre quais nomes devem trocar de sigla para disputar novamente uma vaga na Câmara Municipal este ano.
Iniciando pelo Republicanos, a principal mudança deve acontecer com o prefeito Dr. Pessoa, que já descartou buscar reeleição pela sigla uma vez que não se sente seguro tendo em vista a construção de uma possível federação entre a sigla e o Progressistas.
Ainda na sigla, há ainda a confirmação de saída do líder do prefeito, Antônio José Lira, Markim Costa, que já comanda a nível municipal o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o vereador Pastor Levino.
Confira quem e pra onde deve mudar cada vereador:
- Alan Brandão: PDT - PRD
- Antônio José Lira: Republicanos - PRTB
- Roberval Queiroz: UB - DC
- Graça Amorim: PP - PRD
- Gustavo de Carvalho: PSDB - PT ou base
- Inácio Carvalho: PP - PRD
- Ismael Silva: PSD - PP ou UB
- Markim Costa: Republicanos - PRD
- Pastor Levino: Republicanos - PRD/PSD
- Thanandra: Patriota - PRD ou Republicanos
- Venâncio Cardoso: PSDB - PT
- Renato Berger: PSD - PRD
- Zé Filho: Republicanos - Deve sair
- Paulo Lopes: PSDB - PSD ou outro
- Leonardo Eulálio: PL - Deve sair
- Luís André: UB - Deve sair
- Teresina: UB - Deve sair