Na manhã desta segunda-feira, o vice-prefeito de Teresina, Jeová Alencar, destacou desafios enfrentados pela nova administração municipal, comandada por Sílvio Mendes, durante sua posse. Segundo Alencar, a equipe de transição encontrou dificuldades para finalizar o relatório devido a inconsistências e "maquiagem de dados" deixados pela gestão anterior de Dr. Pessoa.
"Teve muita maquiagem por parte dos antigos gestores, o que dificultou bastante a elaboração de um relatório final da transição. Optamos por assumir o controle da gestão e, a partir disso, termos certeza da situação real, até para não sermos levianos com o que encontraremos pela frente", declarou Alencar.
Entre os principais problemas mencionados pelo vice-prefeito, destacam-se a precariedade na saúde pública, com falta de abastecimento de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos hospitais, além da deficiência na limpeza pública. "A cidade está suja, e os pagamentos aumentaram. Quando saí da Saad Sul, em 23 de janeiro, os gastos eram de R$ 1,9 milhão. Agora, o último empenho estava em R$ 3,3 milhões. O que mudou, se a limpeza está pior?", questionou.
Alencar também mencionou dificuldades no transporte público, na educação e na infraestrutura das escolas municipais. "Faltam merenda escolar, e os prédios estão abandonados, com mato e goteiras. As UBSs estão completamente degradadas", afirmou.