O ex-governador do Estado de São Paulo, João Doria, deixa o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após 22 anos de militância.
O anúncio foi feito através da conta de Dória no Twitter na manhã desta quarta-feira (19).
"Anuncio minha desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Inspirado na social-democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso], cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual", escreveu no microblog.
Doria era cotado para disputar a presidência da república após vencer as prévias para ser o candidato do PSDB. No entanto, ele desistiu em 23 de maio em meio a discussões internas. Na semana seguinte, os correligionários apoiaram Simone Tebet (MDB) e indicaram a senadora Mara Gabrilli como vice na chapa.
Mesmo após desistir da corrida presidencial, Doria afirmou que não sairia do partido, na época. Com a mudança de decisão, o empresário segue uma tendência de se distanciar do mundo político.
No PSDB, Doria foi eleito Governador de São Paulo ainda em primeiro turno com mais de 3 milhões de votos, derrotando Fernando Haddad em 2016.
Veja o tweet: