O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Manaus neste domingo (17), por volta das 13h30 (horário de Brasília), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, marcando uma visita inédita à região amazônica. Com informações da Folha de São Paulo.
SOBREVOO PELA FLORESTA
Durante sua passagem pela capital do Amazonas, o líder americano realizará um sobrevoo de helicóptero sobre a floresta, visitará o Museu da Amazônia (Musa) e fará um pronunciamento oficial à imprensa, conforme informações divulgadas pelo governo dos EUA. Essa é a primeira vez que um presidente em exercício dos Estados Unidos visita a Amazônia.
Biden partiu de Lima, no Peru, às 11h50, e o trajeto até Manaus levou cerca de 1h40.
Ainda neste domingo, antes de desembarcar no Brasil, o presidente americano anunciou novas medidas para combater a crise climática, incluindo a ampliação do financiamento internacional dos Estados Unidos para mais de US$ 11 bilhões anuais até 2024.
Até o momento, não há confirmação sobre reuniões que Biden possa realizar durante sua estadia no Amazonas.
Após sua visita a Manaus, o presidente segue para o Rio de Janeiro, onde participará da Cúpula dos Líderes do G20. Na ocasião, ele deve destacar o compromisso dos Estados Unidos com o crescimento econômico sustentável.
Viagem previamente anunciada
A Casa Branca confirmou a viagem no dia 7 de novembro, informando que Biden visitaria Manaus e o Rio de Janeiro entre os dias 17 e 19 de novembro. Antes de sua chegada ao Brasil, o presidente participou da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), realizada em Lima, no Peru.
Nos dias que antecederam a visita, aviões de carga norte-americanos pousaram em Manaus transportando equipamentos e recursos logísticos para dar suporte à comitiva presidencial.