Joe Biden será o primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar a Amazônia

Durante sua passagem pela capital amazonense, Biden deve conhecer o Museu da Amazônia (Musa), localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, marcará história ao se tornar o primeiro chefe de Estado norte-americano em exercício a visitar a Amazônia, conforme anunciado pelo governo dos EUA. A visita está prevista para este domingo (17), com a chegada do democrata a Manaus. Durante sua passagem pela capital amazonense, Biden deve conhecer o Museu da Amazônia (Musa), localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Com informações da Reuters.

Além da agenda na Amazônia, Biden participará da Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro.

HISÓRICO

A última visita de um presidente norte-americano à região amazônica ocorreu há mais de um século. Entre 1913 e 1914, Theodore Roosevelt, após deixar a presidência, integrou uma expedição científica liderada pelo Marechal Cândido Rondon. Na ocasião, exploraram o então chamado "Rio da Dúvida", que mais tarde foi renomeado como "Rio Roosevelt".

Outras autoridades norte-americanas também visitaram Manaus ao longo dos anos. Em 2011, o ex-presidente Bill Clinton esteve na cidade para participar do Fórum Mundial de Sustentabilidade. Já em 2018, o então vice-presidente Mike Pence visitou um abrigo para imigrantes venezuelanos na Zona Sul de Manaus.

Foco na preservação da floresta

De acordo com a Casa Branca, a agenda de Joe Biden na Amazônia incluirá conversas com lideranças locais e indígenas sobre esforços de preservação da floresta. O Musa será temporariamente fechado ao público para acomodar a visita do presidente e sua comitiva, garantindo a segurança e organização necessárias.

A visita ocorre a poucos meses do fim do mandato de Biden, que será sucedido pelo republicano Donald Trump, vencedor das eleições presidenciais de 2024.

Logística e agenda

Na última semana, a Casa Branca confirmou a viagem de Biden ao Brasil. Em preparação, aviões de carga norte-americanos chegaram a Manaus trazendo equipamentos e suporte logístico.

"O presidente Biden viajará para Manaus e Rio de Janeiro de 17 a 19 de novembro", informou o governo norte-americano em nota oficial.

Segundo a embaixada dos EUA, a agenda completa de Biden ainda está sendo finalizada. Até o momento, não há detalhes sobre possíveis encontros do presidente durante sua estadia no Amazonas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES