Juiz federal decreta restrição ao acesso de Musk aos registros do Tesouro dos EUA

Juiz restringe acesso do Doge a dados financeiros de milhões de americanos após denúncia de procuradores democratas.

Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA | PETER PARKS / AFP Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA | Foto: PETER PARKS / AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um juiz federal determinou, neste sábado (8), a restrição do acesso do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), liderado por Elon Musk, aos registros do Tesouro dos Estados Unidos. A decisão ocorreu após um grupo de 19 procuradores democratas denunciar que o bilionário teria acesso indevido a informações sensíveis de milhões de americanos, incluindo números de Seguro Social e contas bancárias.

Decisão judicial

A liminar foi concedida pelo juiz Paul Engelmayer, de Nova York, após os procuradores processarem o presidente Donald Trump. Segundo a acusação, a administração Trump teria permitido que a equipe de Musk acessasse o sistema central de pagamentos do Tesouro, o que, segundo a denúncia, configura violação de uma lei federal.

O sistema em questão é responsável pelo processamento de reembolsos de impostos, benefícios do Seguro Social e pagamentos a veteranos, movimentando trilhões de dólares anualmente. Além da restrição de acesso, o juiz determinou que qualquer pessoa que tenha obtido essas informações desde 20 de janeiro deve apagar imediatamente todas as cópias armazenadas.

Repercussão e investigação

O procurador-geral de Connecticut, William Tong, classificou o caso como a maior violação de dados da história dos Estados Unidos. Segundo ele;

“o Doge é um grupo ilegalmente constituído de homens da tecnologia renegados vasculhando registros confidenciais, dados sensíveis e sistemas de pagamento críticos. O que poderia dar errado?”.

O Departamento do Tesouro afirmou que a revisão dos dados tem como objetivo avaliar a integridade do sistema, sem qualquer alteração imediata nas operações. No entanto, legisladores democratas já pressionam por uma investigação formal sobre o acesso do Doge ao sistema de pagamentos governamentais.

A Casa Branca ainda não se manifestou sobre a decisão judicial. Uma audiência sobre o caso está marcada para o dia 14 de fevereiro.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com