A Associação dos Juízes Federais do Piauí manifestou total e irrestrito apoio ao juiz federal Sérgio Moro, titular da 13º Vara Federal de Curitiba, na condução dos processos relacionados à operação Lava-Jato.
“É um magistrado honrado, sério, sob o qual não paira nenhuma suspeição ou qualquer acusação de favorecimento ou parcialidade, em favor de quem quer que seja, estando suas decisões pautadas na Constituição Federal e nas Leis brasileiras, sem interferências políticas e com total independência”, diz a nota divulgada.
“No ensejo, frise-se que a recente publicidade dos diálogos envolvendo altas autoridades da República ressalta a importância de se repensar o instituto do “foro privilegiado” para autoridades, evitando que certas pessoas possuam tratamento diferenciado de outros cidadãos”, afirmam.
O juiz Sérgio Moro retirou nesta quarta-feira (16) o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta com a presidente Dilma Rousseff.
No despacho em que libera as gravações, Moro afirma que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que Lula já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”.
Moro afirma, ainda, que alguns diálogos sugerem que Lula já sabia das buscas feitas pela 24ª fase da Operação Lava Jato no início do mês.