O deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), indicado pelo seu partido, o PP, que é liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), assumirá a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) neste ano.
Júlio expressou seu compromisso em priorizar as áreas mais necessitadas na distribuição do orçamento, buscando impulsionar o desenvolvimento do país de maneira equitativa por meio de um diálogo aberto. Apesar de fazer parte da oposição ao atual governo federal, ele afirmou ao Meio Norte que manterá uma posição harmoniosa nos debates na CMO com o Governo Lula.
“Institucionalmente. Tratarei com equilíbrio, por isso fui o escolhido do partido.”
A CMO, composta por deputados e senadores, tem a responsabilidade de votar projetos de lei relacionados ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, que são apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional.
Nesse sentido, a comissão analisa o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A presidência da CMO é alternada entre deputados e senadores, sendo ocupada em 2023 pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).