A Justiça de São Paulo determinou a penhora de um imóvel do ex-ministro Ciro Gomes. A venda do bem é para assegurar pagamento de indenização por danos morais em reparação ao vereador Fernando Holiday (Republicanos).
A casa, que fica em Sobral, no interior do estado do Ceará, foi herança deixada pela mãe do político. Em uma sabatina na rádio Jovem Pan, em 2018, Ciro afirmou, sem ser perguntado, que Fernando Holiday era um “capitãozinho-do-mato” e completou: "A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão-do-mato no passado".
Primeira instância
A condenação veio em fevereiro de 2019, em primeira instância pelo Tribunal de Justiça mandando ele pagar o valor de R$ 38 mil de indenização.
Segundo a decisão, "trata-se de quantia que não se mostra ínfima nem exagerada, especialmente se considerada a extrema gravidade das ofensas, disseminadas Brasil afora".
Defesa do vereador
Valor atual da indenização é de R$ 98,7 mil, segundo a defesa do vereador. Em janeiro de 2020, o TJ-SP determinou que um carro de luxo do ex-ministro fosse penhorado pelos mesmos motivos.