A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, já garantiu o número necessário de delegados para ser nomeada candidata à presidência, de acordo com um levantamento da Associated Press. Com isso, a democrata está muito próxima de ser escolhida para disputar as eleições contra Donald Trump.
A Associated Press consultou delegados democratas que irão votar para escolher o candidato do partido na eleição presidencial de novembro. Às 23h desta segunda-feira (22), Kamala alcançou a marca de 2.579 delegados — são necessários 1.976 para a nomeação.
54 DELEGADOS INDECISOS
O levantamento foi baseado em entrevistas individuais, além de declarações públicas de delegados e comitês estaduais. A pesquisa também identificou 54 delegados indecisos. Apesar de os dados não serem oficiais, a campanha de Kamala comemorou os resultados.
Os delegados representam a vontade dos membros do Partido Democrata de cada estado durante as primárias. Esse processo ocorreu no início do ano e foi vencido pelo presidente Joe Biden. Após pressões, o presidente decidiu não concorrer à reeleição, direcionando as atenções para Kamala. Lideranças democratas e o próprio Biden anunciaram seu apoio à candidatura dela.
DECISÃO ATÉ 7 DE AGOSTO
O presidente do Comitê Nacional Democrata afirmou que o nome do partido para disputar a eleição presidencial será anunciado até o dia 7 de agosto, e uma votação virtual com os delegados pode ocorrer a partir do dia 1º.
A convenção do Partido Democrata está marcada para os dias 19 a 22 de agosto, quando será oficializado o candidato que disputará a eleição.