Kamala consegue empate técnico com Trump no mesmo dia da desistência de Biden

A pesquisa revelou ainda que 30% dos eleitores afirmaram que Joe Biden deveria renunciar à Presidência dos Estados Unidos agora

Montagem mostra Donald Trump e Kamala Harris | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma pesquisa de intenção de voto realizada após a desistência de Joe Biden da corrida eleitoral mostra Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e favorita a assumir a candidatura democrata, empatada tecnicamente com o republicano Donald Trump. Trump está com 47% e Kamala, com 45%. A pesquisa, divulgada na segunda-feira (22), foi realizada pelo Morning Consult nos dias 21 e 22 de julho após a renúncia do presidente Biden no domingo (21) e 900 eleitores democratas foram entrevistados.

Presidente Joe Biden e sua vice, Kamala Harris - Foto: Reprodução

chance de vencer Trump em uma disputa direta

A margem de erro do estudo é de 3 pontos percentuais, o que significa que a porcentagem de Trump pode flutuar entre 44% e 50%, e a de Kamala entre 42% e 48%. Isso configura o empate técnico entre os candidatos. Kamala Harris é a candidata democrata que tem melhores chances de vencer Trump em uma disputa direta, segundo a pesquisa. Outros nomes fortes do partido, como Pete Buttigieg, Gavin Newsom e Gretchen Whitmer, conseguiriam 39% dos votos contra 47% de Trump e já declararam apoio a Kamala.

Harris está à frente de Biden

Segundo a Morning Consult, Harris está à frente de Biden na disputa contra Trump: enquanto Biden tinha uma desvantagem de seis pontos percentuais, Kamala tem uma desvantagem de dois pontos. O levantamento mostrou também que 65% dos eleitores democratas apoiam Kamala Harris para liderar a chapa do partido no lugar de Biden. O número de apoiadores dessa questão mais que dobrou em relação ao final do mês passado, após o primeiro debate presidencial.

Ex-presidente Donald Trump - Foto: Reprodução

30% apoiam a renúncia de biden

A pesquisa revelou ainda que 63% dos eleitores afirmaram que Biden deveria cumprir o restante de seu mandato, em comparação aos 30% que disseram que ele deveria renunciar agora. Desde que a candidatura de Biden começou a sofrer críticas mais duras, institutos americanos fizeram pesquisas simulando um confronto entre Kamala e Trump nas urnas. Resultados de outras pesquisas, como CBS News/YouGov e Economist/YouGov, variam, mas destacam a competitividade de Kamala contra Trump.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES