A vice-presidente Kamala Harris conseguiu uma vantagem sobre Donald Trump em três estados-chave, de acordo com novas pesquisas divulgadas neste sábado. Essas pesquisas, conduzidas pelo The New York Times e pelo Siena College, mostram Harris à frente de Trump por 50% a 46% em Michigan, Pensilvânia e Wisconsin. Esse resultado marca uma reversão em relação à distância que Trump havia conquistado no ano passado.
ESTADOS SÃO ESSENCIAIS PARA A VITÓRIA
Conforme o sistema de votação do colégio eleitoral dos Estados Unidos, esses três estados populosos do Centro-Oeste são essenciais para a vitória de qualquer candidato em 5 de novembro. As novas pesquisas mostram uma mudança significativa em relação às sondagens anteriores, que durante quase um ano indicavam Trump empatado ou ligeiramente à frente do então presidente Joe Biden. Biden, que desistiu da disputa no mês passado, nomeou Kamala Harris como sua substituta.
PANORAMA PODE MUDAR
No entanto, o cenário pode mudar significativamente nos quase três meses que antecedem as eleições de novembro. A pesquisa revelou que, apesar da vantagem de Kamala Harris nas questões relacionadas ao aborto legal, com uma diferença de 24 pontos, os eleitores ainda preferem Donald Trump em questões importantes como economia e imigração.
DEMOCRATAS ESTÃO ENCORAJADOS
Os democratas, de qualquer forma, estão animados com o entusiasmo gerado pela rápida candidatura de Kamala Harris. Muitos expressaram alívio após a saída de Joe Biden, de 81 anos, que foi forçado a se retirar devido às crescentes críticas após um desempenho ruim no primeiro debate televisivo contra o ex-presidente Trump.