O pré-candidato a deputado federal pelo PP, Kleber Montezuma, explica que a primeira intenção era disputar vaga ao Senado e a mudança para Câmara Federal ocorreu em razão de circunstâncias políticas, na composição partidária, as várias forças políticas nas oposições levaram, dentro do grupo, que Sílvio Mendes fosse o nome escolhido como pré-candidato a governo do Estado.
"Na medida em que foi consolidado o nome do doutor Sílvio Mendes para disputar o governo do Estado, sendo eu do mesmo grupo, tornou-se inviável do ponto de vista político que meu nome fosse levado para pré-candidatura ao Senado, pois era necessário formar a composição com outros nomes, como foi o caso, para o Senado", disse, enfatizando que foi convidado tanto pelo ministro Ciro Nogueira quanto pelo pré-candidato Sílvio Mendes para disputar vaga na Câmara Federal.
"Com essa candidatura, estaremos tendo abrangência para colocar nossas ideias e propostas e tomar posição do que ocorre em Teresina, de modo particular e no Piauí, de modo geral", diz.
Questão resolvida sobre pré-candidatura ao Senado
Como pré-candidato a deputado federal, Kleber Montezuma diz que tem sintonia forte com o Dr. Sílvio Mendes e disse que vai trabalhar para eleger o governador, o senador, para sua eleição de deputado federal e para a médica Bárbara do Firmino para deputada estadual. "Somos um grupo, fazemos parte de um mesmo time, vamos caminhar juntos e queremos fazer uma mudança efetiva tanto no plano do Governo do Estado, no Senado e queremos ter a nossa participação na Câmara dos Deputados para que um futuro governo de Sílvio Mendes tenha em Brasília deputados ligados a ele para fazer uma boa política e fortalecer o seu governo", disse.
Questionado sobre a composição Bárbara do Firmino e Kleber Montezuma sobre o pleito de 2024, Kleber Montezuma diz que primeiro vem a eleição de 2022. "Como já dizia o ex-governador Hugo Napoleão, primeiro, as coisas primeiras", disse ao programa Banca de Sapateiro, da Rádio TV Jornal Meio Norte.
Kleber Montezuma, que já foi secretário de Educação, Habitação e Assistência Social na Prefeitura Municipal de Teresina, diz que quer continuar servindo a capital como deputado federal e a educação será uma de suas prioridades.
A educação, segundo ele, tem sérios problemas nos âmbitos municipal, estadual e federal. "Éramos a melhor educação entre as capitais e hoje o sistema está desmontado. Faltam professores, merenda escolar de qualidade", disse, enfatizando que pela primeira vez, os professores da rede municipal não ganharam o aumento estabelecido pelo Governo Federal, que concedeu reajuste de 33,26%.
Questionado sobre o apoio de Washington Bonfim para o pré-candidato Rafael Fonteles, Kleber Montezuma informou que foi ele o responsável por levar Washington Bonfim para o PSDB. "Tenho grande apreço por Washington Bonfim, que foi secretário de Educação de Silvio Mendes e antes de aceitar o convite para comandar a Semec, Bonfim era assessor de Merlong Solano. Então acredito que ele está retornando a um espaço que já ocupou lá atrás", explica, lamentando não poder contar com sua ajuda num mesmo lado.
Na entrevista, Kleber Montezuma diz que o PP tem chances de fazer três deputados federais.