O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Pimenta acertaram sua saída do comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. O último dia de Pimenta no cargo será nesta quarta-feira, quando o governo realizará um ato para marcar os dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro.
ACORDO FORMALIZADO EM REUNIÃO
O ministro Paulo Pimenta deixará o comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) a partir de quinta-feira, 9. Ele entrará em férias e, ao retornar, conversará com o presidente Lula sobre seu futuro no governo. O acordo foi formalizado em reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira.
O publicitário Sidônio Palmeira assumirá a Secom na próxima semana, com a posse prevista para terça-feira. Pimenta, que estará presente no evento, tem mantido conversas diárias com o marqueteiro sobre as responsabilidades da pasta.
A equipe de Sidônio Palmeira iniciou a transição no comando da Secom desde segunda-feira. Integrantes de sua futura equipe também estão na pasta nesta terça-feira, acompanhando os trabalhos em andamento.
FUTURO DE PIMENTA INDEFINIDO
Lula ainda não decidiu o futuro de Pimenta, com possibilidades de ele assumir a liderança do governo na Câmara ou a Secretaria-Geral da Presidência. O ministro afirmou que ainda não sabe qual será sua nova função.
FORTALECIMENTO DA COMUNICAÇÃO
A mudança na Secom é parte da estratégia de Lula para fortalecer a comunicação do governo no segundo mandato. Lula busca um contato mais direto com o marqueteiro Sidônio Palmeira, que tem perfil de estrategista, enquanto Pimenta é um quadro político.