O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou nesta terça-feira (18) a possibilidade de concorrer à reeleição em 2026, com o intuito de impedir que figuras indesejáveis voltem a comandar o Brasil.
Em entrevista à Rádio CBN, o presidente destacou que, embora exista uma série de bons nomes para a próxima eleição, a ideia de buscar um novo mandato não é sua prioridade.
"Não quero discutir reeleição em 2026 porque tenho apenas um ano e sete meses de mandato. Tem muita gente boa pra ser candidato, eu não preciso ser candidato", afirmou.
"Presta atenção, se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que meu 80 anos virará em 40 e virarei candidato. Mas não é a primeira hipótese", completou o petista.
Durante a conversa, Lula evitou citar diretamente seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), mas deixou claro que, se necessário, se colocará novamente na disputa eleitoral para prevenir o retorno de líderes que ele considera como "fascistas".