
Em pronunciamento durante o 6° Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o governo Bolsonaro em relação à sua má gestação da educação e afirmou:
Temos mais dois anos de governo e vocês aprenderam uma lição. Construir leva décadas, destruir basta um aloprado ganhar eleição, que ele destrói em quatro anos o que fizemos em 20 ou em 30
O presidente criticou a gestão passada, sem citar nomes, por flexibilizar as regras para Colecionador, Atirador Esportivo e Caçador (CAC), em vez de dar prioridade às escolas.
Vocês sabem como é que é, a gente passa horas e horas, meses e meses construindo uma coisa, entra um cara e num decreto ele destrói tudo. Porque fica melhor criar CAC para as pessoas aprenderem a atirar, do que criar escola para as pessoas aprenderem a estudar.
Ainda neste mesmo discurso, Lula defendeu os investimentos na educação para evitar que o Brasil se torne um "país de cretinice" e das "fake news".
No evento, Lula anunciou que será reduzido o limite que permite a presença de alimentos processados e ultraprocessados nos cardápios das escolas de 20% para 15%. O presidente enfatizou a necessidade de que os estudantes comam bem, afirmando que a comida deve ser saudável, de qualidade e barata.
O presidente também lançou o Projeto Alimentação Nota 10, que visa capacitar merendeiras e nutricionistas do Pnae, reforçando a importância de uma alimentação adequada no ambiente escolar.