O presidente Lula destacou aos senadores da base aliada na noite desta terça-feira (5) sua posição contrária ao fim da reeleição e à proposta de um único mandato de cinco anos, atualmente em discussão no Congresso.
De acordo com relatos de presentes, ele argumentou que esse período é insuficiente para a implementação de políticas públicas consistentes e a conclusão de projetos de grande envergadura.
Lula ressaltou a importância de um tempo maior para que um político possa efetivamente executar seu plano de governo e realizar obras significativas para o país.
PRIORIDADE DO SENADO
O fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos é uma das prioridades do Senado neste ano e conta com o apoio de figuras importantes da Casa, como o próprio líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA). De qualquer forma, as propostas não atingiriam Lula, que poderia disputar a reeleição em 2026.
REUNIÃO COM SENADORES
Lula reuniu aliados da base para um happy hour no Palácio da Alvorada nesta terça, repetindo o que foi feito com deputados federais e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), duas semanas atrás. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aproveitou o encontro para afirmar que há temas em que ele e o presidente vão convergir e outros nos quais irão divergir.
(Com informações da FolhaPress - Thaísa Oliveira)