Lula decreta luto oficial no Brasil após queda de avião que deixou 61 mortos em Vinhedo

Mais cedo, Lula pediu um minuto de silêncio após ser informado sobre a tragédia.

O Presidente Lula decretou luto oficial de três dias em memória das 61 vítimas do acidente | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o Brasil em memória das 61 pessoas que morreram em um acidente aéreo em Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9). 

“Em homenagem às 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, o país estará em luto oficial de três dias”, anunciou o presidente em suas redes sociais.


PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE

Mais cedo, Lula pediu um minuto de silêncio após ser informado sobre a tragédia. “Queria ser o portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. E parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas", falou.

A declaração de Lula sobre o acidente foi feita antes de seu discurso oficial na inauguração de um navio da Marinha em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O presidente chegou ao aeroporto de Florianópolis às 10h e, após se deslocar de helicóptero para a Grande Florianópolis, dirigiu-se a Itajaí para a cerimônia, onde soube do acidente e expressou seu pesar.

A QUEDA DO AVIÃO

Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não houve sobreviventes.

A companhia aérea divulgou no final da tarde a lista com os nomes das vítimas. Este é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM em 2007, no Aeroporto de Congonhas, que resultou na morte de 199 pessoas.

Todas as 61 pessoas que estavam a bordo morreram (Foto: TV Globo)

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, anteriormente conhecida como Passaredo, a aeronave envolvida era um turboélice ATR-72, que partiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). A nota completa da companhia está disponível ao final da reportagem.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo estava normal até às 13h20. No entanto, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às tentativas de contato da torre de controle de São Paulo e não declarou emergência nem relatou condições meteorológicas adversas. O contato radar foi perdido às 13h22.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES