O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu com José Múcio, o futuro ministro da Defesa, os novos comandantes das Forças Armadas. O anúncio oficial deve ser feito nesta sexta-feira (09).
Lula foi aconselhado a antecipar para esta semana o anúncio do ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio Monteiro como novo ministro da Defesa. A ideia é que o dirigente petista anunciasse os primeiros nomes de sua equipe ministerial na terça-feira (13).
A assessoria de imprensa de Lula afirmou que o presidente eleito irá conversar com a imprensa na manhã de sexta (9) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, sede do governo de transição.
INDICADOS PARA OS CARGOS
Exército: General Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção. É o mais antigo da tropa;
Marinha: Almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha;
Aeronáutica: Tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
Comandante do Estado-maior das Forças Armadas: Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.
Para terça-feira (13), são aguardados os anúncios dos próximos ministros da Fazenda, Justiça e Casa Civil. Os principais cotados são, na ordem, Fernando Haddad, Flávio Dino e Rui Costa.