O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta quarta-feira (14) ao Cairo, capital do Egito, onde está agendada uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi, além de uma possível visita à Liga Árabe.
Segundo o Itamaraty, Lula deve abordar problemas relacionados ao conflito entre Israel e Hamas. Deverão também ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Mudança climática e reforma das organizações internacionais são outros prováveis temas de discussão.
Lula também está programado para visitar a Etiópia, onde terá reuniões bilaterais e participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que representa as 55 nações da África. Acordos bilaterais estão previstos para serem assinados nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.
Esta é a primeira viagem internacional do presidente neste ano e a segunda para a África durante seu mandato, evidenciando o interesse do Brasil em fortalecer sua relação com economias emergentes.
Em 2024, as relações diplomáticas entre Brasil e Egito completam 100 anos. Segundo o Itamaraty, os laços foram estreitados nos últimos meses com as negociações para saída, por meio do Egito, de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas.