Na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o voucher concedido às famílias afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul será no valor de R$ 5.100. O anúncio oficial está agendado para ocorrer durante a visita do presidente e de vários ministros do governo ao estado na quarta-feira.
Uma medida provisória será publicada para estabelecer o programa, denominado "Recomeço" - sujeito a possíveis alterações de nome. Conforme os especialistas, o auxílio será concedido em uma única parcela para possibilitar que os desabrigados possam reequipar suas residências e repor bens, como eletrodomésticos e móveis. O uso dos recursos será determinado pelo beneficiário.
Inicialmente, cerca de 100 mil famílias serão contempladas. No entanto, a medida provisória será redigida de forma a deixar a possibilidade em aberto para estender o benefício a todas as famílias afetadas.
O anúncio será realizado em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Inicialmente, cogitava-se realizar a cerimônia no Palácio do Planalto, porém, o próprio Lula decidiu realizar o anúncio no Rio Grande do Sul.