O presidente Lula (PT) conversou com o senador e apresentador Jorge Kajuru, do grupo Meio de Comunicação, e opinou sobre o resultado das eleições americanas da última terça-feira (05), onde Donald Trump foi eleito presidente da república pela segunda vez, derrotando Kamala Harris.
Após o resultado, muito se questionou sobre quais os impactos que poderiam ser sentidos pelo Brasil. Kajuru quis saber de Lula o que, na sua visão, poderia acontecer. O presidente disse não conhecer Trump pessoalmente, mas que torce para que a relação seja de civilidade entre as nações.
"Olha, eu não vou pensar o que pode acontecer de pior com eleição de um presidente de um outro país, eu não conheço pessoalmente Trump. Eu conheço Trump de ouvi dizer, de ler matéria dele, de ver ele na televisão. Mas eu espero que a convivência seja a convivência civilizada, que eu já tive Bush que era do Partido Republicano, que eu já tive com o Obama, que eu já tive com o Biden".
Lula também destacou qual tipo de relação espera do presidente, reforçando que ambos os países possuem interesses próprios.
"Uma relação entre dois chefes de estado, cada um representa o seu país, cada um tem interesses próprios nacionais e eu espero que o Trump veja primeiro que eu respeito muitas pessoas que são eleitas com o resultado Democrata, ele foi eleito presidente dos Estados Unidos", disse.
O chefe do executivo nacional também falou sobre o posicionamento que espera de Trump na condução dos diálogos para solucionar os conflitos que existem atualmente no mundo.
"Espero que ele tenha preocupação de trabalhar para que o mundo tenha paz, eu espero que ele trabalhe para melhorar a vida do povo americano, que foi para isso que ele foi eleito".