O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que conseguiu recuperar a imagem do Brasil após viagens realizadas para o exterior. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (8), oportunidade em que ele falou sobre a agenda ainda para este ano. De acordo com Lula, a última viagem internacional prevista para este ano inclui a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Alemanha. Ele participa da COP28 –conferência da ONU para o clima–, em dezembro, que será realizada em Dubai e deve se reunir com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
“Eu passei muito tempo para reconstruir esse país. Depois tive que me dedicar a reconstrução da imagem desse país no exterior. Esse país não era recebido por ninguém e ninguém queria vir a esse país. Era como se tivesse tido um apagão na politica internacional. Então, conseguimos recuperar esse país. Agora vou ao Qatar, aos Emirados Árabes, à Arábia Saudita e à Alemanha”, afirmou.
O presidente já fez 14 viagens internacionais desde que tomou posse, no início deste ano, totalizando 54 dias fora do Brasil até agora, segundo levantamento realizado pelo Poder360.
PT e eleições municipais
Em 2024, ano em que serão disputadas as eleições municipais, o PT busca aumentar sua representação municipal. O partido de Lula se prepara para eleger mais prefeitos no próximo pleito. A sigla deve se apoiar na volta do petista ao Palácio do Planalto para tentar retomar maior relevância no cenário político municipal. O presidente já havia dito que dedicaria 2024 para viagens aos Estados brasileiros e visitas a obras. As viagens de Lula em 2024 devem contribuir para isso.
A sigla aposta no desempenho positivo do governo e na popularidade de Lula para recuperar o protagonismo no comando das prefeituras do país. Nas últimas eleições municipais, em 2020, o PT elegeu 183 prefeitos.
Com informações do Poder 360